Praias

A Certificação Ambiental das praias de Stella Maris, Flamengo e Ipitanga está inserida no Projeto Requalificação Urbano-Ambiental da Orla Marítima de Salvador que objetiva contribuir para a melhoria da qualidade ambiental, social e econômica da população local e usuários destas áreas.

Contexto Turístico

Introdução ao contexto Turístico do bairro de Stella Maris.

A Orla Oceânica da cidade de Salvador, com aproximadamente 50 km de extensão, representa um dos espaços de maior dimensão para o desenvolvimento turístico da cidade. Segundo o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDTIS (2015), o turismo de praia e sol é o principal interesse para 45% dos turistas que visitam Salvador regularmente (SALVADOR, 2015).

Entre os atrativos desta modalidade turística, destacam-se a nível municipal a praia da Barra, o Largo das Baianas em Amaralina, o Rio Vermelho, Itapuã e as praias de Stella Maris, segundo o PDTIS (2015). Na região de Stella, três praias são responsáveis por atraírem os turistas: Praia de Stella Maris, Praia do Flamengo e Praia de Ipitanga.

Cercado por dunas de areias brancas, que se constituem como Áreas Protegidas, o fator ambiental é uma das principais características do bairro. Segundo Santos et al. (2010), as dunas, as restingas e as lagoas são uma grande referência do bairro. A lagoa do Flamengo, por exemplo, mesmo sendo artificial, é um dos maiores espelhos d’água de Salvador.

No entanto, a maioria dos turistas procuram o bairro devido à balneabilidade das três praias e a estrutura de serviços presentes no local. Em conjunto com o crescimento do turismo na região, instalaram-se no bairro importantes hotéis, clubes e restaurantes, que o tornaram uma opção viável em relação às praias soteropolitanas mais próximas ao centro.

Considerada entre as praias mais limpas de Salvador, fato ratificado pelos Boletins de Balneabilidade do INEMA, a região de Stella Maris exibe um cenário paradisíaco, formado por uma extensa faixa praial, rodeada de coqueiros e vegetação nativa. As três praias oferecem atrativos tanto para o lazer quanto para a prática de esportes litorâneos, em especial, o surfe.

Devido à influência remanescente da falha geológica de Itapuã, a praia de Stella Maris apresenta recifes costeiros, que se tornam expostos na maré baixa. Tal aspecto torna as águas costeiras mais calmas e propícias à formação de piscinas naturais durante a maré de vazante. Essa característica concorre para atrair famílias, que veem esta condição adequada para o lazer, especialmente para crianças.

As praias do Flamengo e Ipitanga são caracterizadas pela intensidade das correntes de retorno, que deixam o mar propício à formação de ondas adequadas à prática de esportes litorâneos. Desse modo, estas praias tornam-se atrativas para os praticantes de surfe e bodyboard, tendo potencial, inclusive, para sediar competições esportivas.

Segundo matéria publicada pelo Jornal A Tarde (2015), os pontos da região mais disputados pelos praticantes destes esportes são apelidados de Secret, que é mais procurado por bodyboaders, e Padang, local que costuma sediar os campeonatos de surfe no Estado.